sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mamães de primeira viagem

              
A enfermeira Amanda
Foto: Arquivo

E agora?! Vou ser mamãe e não sei como saber o que o meu filho precisa se ele ainda não sabe falar. Essa é uma das dúvidas que as mães teem na hora que descobrem a maternidade.
 É comum mamães de primeira viagem terem muitas dúvidas sobre o cuidado com os nenéns principalmente quando são recém-nascidos. A enfermeira assistencial em pediatria do Hospital Infantil Padre Anchieta Amanda Carolina Barreto dar algumas dicas.
  


·         É melhor colocar o neném para dormir de lado,
 de bruços ou de barriga para cima? Por quê?
Devemos sempre mudar a posição do bebê, sempre com a cabeceira  elevada. Deve-se evitar colocá-lo após as mamadas, esperando pelo   menos 30 minutos para assegurar que o leite não  vai voltar e fazer com  que o bebê engasgue.


·         É necessário fazer o neném arrotar todas as vezes que ele  alimentar? Até que idade isso é necessário?
Sim. Até que ele esteja desenvolvido o necessário para fazer isto sozinho.
     ·   Qual é o intervalo indicado para cada mamada? Como saber se a criança já está satisfeita? 
     Nos primeiros meses deve-se amamentar sempre que a criança queira. Depois se pode iniciar uma amamentação de três em três horas.
 ·  Existe leite fraco?
Não. O leite materno é especial para cada bebê, ele contém anticorpos, alimenta e mata a sede.


  ·         É recomendável continuar o com o medicamento depois da data determinada pelo médico caso permaneça a doença?
Não. O ideal é procurar o médico novamente.

·         Quantos banhos são necessários por dia em um recém-nascido? É necessário passar  sabonete todas às vezes?
O banho descansa o corpo e acalma o bebê quando seguimos  de uma massagem corporal. O ideal é um banho por dia no  meio da tarde. Caso a criança tenha muita sudorese, algumas  mães optam por dar até duas vezes ao dia. Recomenda-se  usar o sabonete apenas uma vez ao dia para não ressecar a  pele, a não ser que tenha alguma sujidade visível, fezes ou  urina.
·         É importante dar banho de sol no recém-nascido até que idade? Por quê?
O banho de sol é importante durante toda a fase de desenvolvimento da criança, pois esta é a única forma de liberarmos a vitamina D em nosso organismo, que é responsável para evitar uma doença chamada raquitismo.

      ·         A partir de que idade a criança pode tomar água? E comer alimentos sólidos?
O leite materno já contém água que também mata a sede do bebê. Cada pediatra sugere o momento de iniciar a água, depende do desenvolvimento e necessidade da criança, assim como a inserção de alimentos sólidos na dieta. Recomenda-se iniciar alimentos sólidos a partir do sexto mês de vida.
·         Como reconhecer o choro do bebê (se é de dor, fome...)?
A própria mãe ou cuidador saberá distinguir com o tempo o tipo de choro ou expressões não verbais dos bebês. Cada criança tem um tipo de reação, mas, a diferença é nítida.

·         A partir de que idade pode começar a tirar a fralda do neném?
Depende do desenvolvimento psicomotor da criança, pois, esta já deverá estar andando e entendendo nossos comandos verbais para ensinarmos a usar o piniquinho ou banheiro. Quanto mais estímulos à criança receber dos pais e cuidadores mais rápido a criança se desenvolverá.

·         Como evitar e aliviar a cólica?
Cólicas são comuns em bebês que até os seis meses de idade      não mamam leite materno exclusivo e recebem alimentos    no  qual o organismo ainda não está preparado para digerir;     ou  que têm formação de gases intestinais. O banho morno,    massagens abdominais no sentido horário, a posição de      bruços (comprimindo o abdome) e a administração de    medicamentos conforme prescrições médicas podem aliviar.  
·         É verdade que quando está nascendo os dentes o neném fica irritado, babando e dar diarréia? E como evitá-  los?
Sim, pois, o nascimento dos dentes pode ser dolorido para alguns porque rompe uma barreira da mucosa gengival (corta a gengiva) e ocorre um processo inflamatório, o local fica vermelho, inchado e pode doer. Já a diarréia é um sintoma do conhecimento empírico e não científico, a nossa cultura acredita neste evento. Podem-se administrar medicações conforme prescrições médicas.
Mamães fiquem calmas e façam muitas perguntas para o seu médico e com o tempo você entenderá cada reação do seu filho.

Vídeo extraido do Youtube. Ensinando como fazer massagem corporal no neném.

Nenhum comentário:

Postar um comentário