sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A alegria que os filhos trazem


Os pequenos quando se tornam mais independentes, assim como as mamães também enchem a cabecinha de pontos de interrogação e enchem as mamães de orgulho.
A estudante Priscila Bicalho, 23 anos mãe da Beatriz de quatro anos, conta que a filha já faz muitas perguntas, "A Bia ainda está pequena, mas me enche de perguntas, quando ela está assistindo desenho quer saber as cores dos personagens, por que eles são dessas cores e por aí vai, eu particularmente gosto de ver essa evolução", diz.
Ao contrário das dúvidas das mamães que podem ser esclarecidas com um médico ou até mesmo com a experiência adquirida com o passar do tempo, com as crianças é mais difícil afirma a dona de casa Luciene Aparecida Campolina de 32 anos, mãe da Gabriela de sete anos e do Rafael de quatro anos. "Os dois são muito curiosos, principalmente a Gabriela que é mais velha, eu procuro responder todas as perguntas, mas algumas nem eu sei," conta.
A música "Oito anos" composta por Dunga e Paula Toller ilustra bem essa curiosidade dos baixinhos.
Vídeo extraído do Youtube

"A maternidade é uma coisa mágica, depois que virei mãe entendo melhor a minha mãe, com certeza é o melhor sentimento do mundo, eu agradeço a Deus todos os dias por essa dádiva," essas são as palavras que definem ser mãe para Luciene.
As crianças, a medida que elas crescem e vão se tornando mais independentes querem fazer muitas coisas, algumas podem e outras não, "Mesmo dando trabalho às vezes, nos enchendo de perguntas e nos fazendo gastar o que temos e o que não temos, a alegria que nos dar é a maior do mundo, é um ernorme prazer," afirma Priscila.

Poema Enjoadinho
Vinícius de Moraes

Filhos...  Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como os queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filhos?  Filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem shampoo
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!

O texto acima foi extraído do livro "Antologia Poética", Editora do Autor - Rio de Janeiro, 1960, pág. 195.
Esse poema resume bem o pensamento que temos em relação aos filhos, podem nos trazer muitas "aporrinhações, mas nos trazem muita alegria e termino esse post com uma pergunta: Filhos "se não os temos, como sabê-lo?"  

Mamães de primeira viagem

              
A enfermeira Amanda
Foto: Arquivo

E agora?! Vou ser mamãe e não sei como saber o que o meu filho precisa se ele ainda não sabe falar. Essa é uma das dúvidas que as mães teem na hora que descobrem a maternidade.
 É comum mamães de primeira viagem terem muitas dúvidas sobre o cuidado com os nenéns principalmente quando são recém-nascidos. A enfermeira assistencial em pediatria do Hospital Infantil Padre Anchieta Amanda Carolina Barreto dar algumas dicas.
  


·         É melhor colocar o neném para dormir de lado,
 de bruços ou de barriga para cima? Por quê?
Devemos sempre mudar a posição do bebê, sempre com a cabeceira  elevada. Deve-se evitar colocá-lo após as mamadas, esperando pelo   menos 30 minutos para assegurar que o leite não  vai voltar e fazer com  que o bebê engasgue.


·         É necessário fazer o neném arrotar todas as vezes que ele  alimentar? Até que idade isso é necessário?
Sim. Até que ele esteja desenvolvido o necessário para fazer isto sozinho.
     ·   Qual é o intervalo indicado para cada mamada? Como saber se a criança já está satisfeita? 
     Nos primeiros meses deve-se amamentar sempre que a criança queira. Depois se pode iniciar uma amamentação de três em três horas.
 ·  Existe leite fraco?
Não. O leite materno é especial para cada bebê, ele contém anticorpos, alimenta e mata a sede.


  ·         É recomendável continuar o com o medicamento depois da data determinada pelo médico caso permaneça a doença?
Não. O ideal é procurar o médico novamente.

·         Quantos banhos são necessários por dia em um recém-nascido? É necessário passar  sabonete todas às vezes?
O banho descansa o corpo e acalma o bebê quando seguimos  de uma massagem corporal. O ideal é um banho por dia no  meio da tarde. Caso a criança tenha muita sudorese, algumas  mães optam por dar até duas vezes ao dia. Recomenda-se  usar o sabonete apenas uma vez ao dia para não ressecar a  pele, a não ser que tenha alguma sujidade visível, fezes ou  urina.
·         É importante dar banho de sol no recém-nascido até que idade? Por quê?
O banho de sol é importante durante toda a fase de desenvolvimento da criança, pois esta é a única forma de liberarmos a vitamina D em nosso organismo, que é responsável para evitar uma doença chamada raquitismo.

      ·         A partir de que idade a criança pode tomar água? E comer alimentos sólidos?
O leite materno já contém água que também mata a sede do bebê. Cada pediatra sugere o momento de iniciar a água, depende do desenvolvimento e necessidade da criança, assim como a inserção de alimentos sólidos na dieta. Recomenda-se iniciar alimentos sólidos a partir do sexto mês de vida.
·         Como reconhecer o choro do bebê (se é de dor, fome...)?
A própria mãe ou cuidador saberá distinguir com o tempo o tipo de choro ou expressões não verbais dos bebês. Cada criança tem um tipo de reação, mas, a diferença é nítida.

·         A partir de que idade pode começar a tirar a fralda do neném?
Depende do desenvolvimento psicomotor da criança, pois, esta já deverá estar andando e entendendo nossos comandos verbais para ensinarmos a usar o piniquinho ou banheiro. Quanto mais estímulos à criança receber dos pais e cuidadores mais rápido a criança se desenvolverá.

·         Como evitar e aliviar a cólica?
Cólicas são comuns em bebês que até os seis meses de idade      não mamam leite materno exclusivo e recebem alimentos    no  qual o organismo ainda não está preparado para digerir;     ou  que têm formação de gases intestinais. O banho morno,    massagens abdominais no sentido horário, a posição de      bruços (comprimindo o abdome) e a administração de    medicamentos conforme prescrições médicas podem aliviar.  
·         É verdade que quando está nascendo os dentes o neném fica irritado, babando e dar diarréia? E como evitá-  los?
Sim, pois, o nascimento dos dentes pode ser dolorido para alguns porque rompe uma barreira da mucosa gengival (corta a gengiva) e ocorre um processo inflamatório, o local fica vermelho, inchado e pode doer. Já a diarréia é um sintoma do conhecimento empírico e não científico, a nossa cultura acredita neste evento. Podem-se administrar medicações conforme prescrições médicas.
Mamães fiquem calmas e façam muitas perguntas para o seu médico e com o tempo você entenderá cada reação do seu filho.

Vídeo extraido do Youtube. Ensinando como fazer massagem corporal no neném.